ICEC – Instituto de Conservação Eco dos Campos

Nossos Projetos

Projeto papa-moscas

2019 – atual

Coordenação: Cassiana Alves de Aguiar

CRBio: 118855-03

O projeto papa-moscas é uma iniciativa de estudar a história natural de duas espécies de papa-moscas (Passeriformes: Tyrannidae) ameaçadas de extinção: papa-moscas-canela (Polystictus pectoralis (Vieillot, 1817)) e o papa-moscas-do-campo (Culicivora caudacuta (Vieillot, 1818)). Nosso objetivo é propor medidas de conservação de populações e de áreas de campo que atendam às necessidades autoecológicas desses papa-moscas ameaçados e pouco conhecidos. Para atender esse objetivo atuamos no (1) acompanhamento de populações em campo para o registro da sua biologia reprodutiva e (2) a compilação de dados de deslocamento e distribuição geográfica dessas espécies em plataformas de ciência cidadã, além de revisão de literatura e coleções científicas para análises de distribuição/ocorrência de populações. 

Apoio:

Carnívoros dos Cânions

2023 – atual

Coordenação: Emanuelle Pasa

CRBio: 81900-03

O Projeto de Conservação Carnívoros dos Cânions tem por objetivo promover práticas de conservação na área da Serra do Faxinal (entorno das rodovias SC 290 e RS-427), localizada entre os Parques Nacionais Aparados da Serra e Parque Nacional Serra Geral e zonas de amortecimento das cidades de Cambará do Sul/RS, Praia Grande/SC e demais municípios contíguos, por meio da pesquisa, educação ambiental formal e informal e mobilização social. Bem como pretende atuar também nas regiões ao entorno, como a Serra Gaúcha e os Campos de Cima da Serra.

A promoção das práticas de conservação do Projeto prevê atividades em cinco linhas:

  1. Pesquisa por meio do monitoramento de carnívoros de médio porte e suas possíveis presas;
  2. Atividades de educação ambiental em escolas dos municípios;
  3. Atividades de educação ambiental voltadas ao turismo, ecoturismo, indústria e comércio;
  4. Mobilização social por meio de workshops e participação em eventos técnico-científicos e culturais;
  5. Campanhas de vacinação de cães e gatos domésticos. 

Vozes da escuridão:
Nicho acústico de aves noturnas

2024 – atual

Coordenação: Cassiana Alves de Aguiar

CRBio: 118855-03

O projeto tem como objetivo investigar o nicho acústico de aves noturnas e verificar a presença de aves diurnas que possam servir como bioindicadoras de ambientes para espécies ameaçadas. Para isso, serão realizados: A) inventários de aves noturnas em áreas campestres; B) estudos sobre a partição do nicho acústico entre caprimulgídeos; C) inventários de aves diurnas nos mesmos locais; e D) investigação da presença de aves diurnas bioindicadoras da ocorrência de caprimulgídeos, especialmente do ameaçado curiango-do-banhado (Hydropsalis anomala). A pesquisa será conduzida no Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos (RVSBP), importante para a proteção da fauna e flora silvestres da Planície Lagunar e da bacia do Rio Gravataí, incluindo a preservação de espécies ameaçadas como o curiango-do-banhado.

Apoio:

Educação, Sustentabilidade e Cidadania na Sociedade de Consumo

Coordenação: ICEC

O projeto EDUCON tem como objetivo proporcionar oficinas, seminários e eventos focados no empreendedorismo e no desenvolvimento sustentável. Serão explorados temas essenciais como sociedade, ética, cidadania, consumo responsável e educação financeira, preservação do meio ambiente, sustentabilidade, equidade social, combate à misoginia e preconceito, entre outros assuntos correlacionados. 

 

Investigando sinais de comunicação química entre espécies de Iridaceae e abelhas polinizadoras: Como a diacetina pode estar envolvida nas diferenças entre sistemas de polinização das espécies de Tigridieae?

Coordenação: Suiane Oleques e Tatiana Teixeira de Souza-Chies (UFRGS)

Colaboração: Rubem de Avila Jr (UNIPAMPA), Ana Lúcia Vinadé (UNIPAMPA) e Diogo Vidal (UFMG).

O projeto visa investigar as relações químicas entre abelhas coletoras de óleo e espécies de Iridaceae produtoras de óleos florais. Iridaceae é uma família de plantas de grande importância nos campos sulinos, principalmente nos campos do estado do RS. Nosso objetivo é complementar os dados sobre biologia reprodutiva e polinização de Iridaceae, uma vez que a maioria das espécies são polinizadas por abelhas solitárias, coletoras de óleo ou de pólen. A diacetina é um volátil que sinaliza a presença de óleo como recurso, sendo este detectado por abelhas coletoras de óleo. Este projeto coletará dados inéditos sobre a presença de diacetina nas espécies campestres de Iridaceae neotropicais. O projeto é executado nos campos que compõem a Serra do Sudeste, Serra do Caverá, Campos de cima Serra e também Cerro do Ouro, em diversos municípios do RS. Contamos com a parceria de pesquisadores da UNIPAMPA, campus São Gabriel, UFRGS e UFMG.